Translate

domingo, 5 de junho de 2011

AS TÉCNICAS DO KARATÊ PARTE 3: GO-NO-SEN, TAI-NO-SEN, SEN-NO-SEN


  1.      GO-NO-SEN
É um estado de plena atividade mental, de atenção. Exerce-se uma forte pressão mental no adversário, fica-se aguardando e, logo após o término do seu ataque, em estado de completo jitsu, realiza-se o contra ataque (ação em dois tempos).

       2.      TAI-NO-SEN

É um trabalho de alta técnica que envolve uma reação motora. Tai significa esperar a intenção do adversário, aproveitar o momento da sua ação, “sugar” a sua força e contra-atacar, utilizando a força do adversário para vencê-lo (ação em um tempo e meio)

3.      SEN-NO-SEN

Para o praticante de artes marciais japonesas, é muito importante adquirir a percepção antecipada de uma dada situação; prevenir ou perceber a intenção do atacante, antes mesmo que ele realize qualquer reação de ataque e, então, reagir da forma mais adequada possível. Este é considerado o estado ideal, na arte marcial, pois antecipar situações sempre trouxe vantagens indiscutíveis tanto na luta como na vida social (ação em um tempo).

BIBLIOGRAFIA

NAKAYAMA, Masatoshi. Karatê Dinâmico, Editora Pensamento-Cultrix, São Paulo, SP, 2004.
NISHIYAMA, Hidetaka & BROWN, C. Richard.  Karate – The art of “empty hand” fighting, Charles E. Tuttle Company: Rutland, Vermont: Tokyo Japan, seventy-fourth printing, 1986. First edition-1960.
NAKAYAMA, Masatoshi. O Melhor do Karatê, Vol. 1 e 2, Editora Pensamento-Cultrix, São Paulo, SP, 2002.
FUNAKOSHI, Guichin. Karate-do Nuymon – the master introductory text, KODANSHA INTERNATIONAL, New York, 1987.
SASAKI, Yasuyuki. Clínica de Esportes Karatê-dô, USP, Centro de Práticas Esportivas-CEPEUSP, São Paulo-SP, 1993.

Nenhum comentário:

Postar um comentário